top of page

Sopa funcional de legumes



As sopas e caldos são muito úteis em dieta de baixa caloria. São muito interessantes por serem refeições completas se bem diversificadas em legumes. Também podem se tornar “alimentos funcionais” (que são considerados promotores de saúde e estão associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas (hipertensão, diabetes,etc.) se você usar por exemplo chia, gengibre, etc. Comer à noite é sempre melhor, mas há alguns dias que cai bem até no almoço, porém devemos complementar com a salada e a proteína para uma refeição completa.




Ingredientes básicos:

1 chuchu grande picado;

2 tomates maduros picados;

2 cenouras picadas;

½ xícara de chá de ervilha fresca congelada ou lentilha ou feijão;

1 abobrinha tipo italiana;

1 colher de chá de alho picado;

¼ de cebola picada ou 1 colher de café de tempero pronto;

2 folhas de louro;

1 pitada de pimenta vermelha picada;

1 colher de café de gengibre picado;

2 colheres de sopa de farinha de linhaça+chia;

Sal quanto baste (sempre menos);

Salsinha picada para finalizar.

Refogue o alho e cebola em um fio de azeite ou óleo de girassol em fogo baixo (sempre). Junte os legumes picados em cubos pequenos, reserve ervilha para o final. Acrescente o caldo, o louro, o gengibre, a pimenta e 1 pitada de sal (sempre deixe para acertar no final para não correr o risco de salgar). Cozinhe até os legumes ficarem macios (cerca de 15 minutos), junte a ervilha e a farinha de linhaça+chia, acerte o sal. Ferva mais uns 3 minutos, acrescente a salsa e bom apetite.


Observações e dicas:

Se for usar lentilha, pré cozinhe por 10 minutos e acrescente aos legumes;

Pode usar panela de pressão, mas cuidado para não deixar muito cozido, estará pronta em 10 minutos;

A farinha de chia+linhaça é feita triturando as 2 juntas no processador ou liquidificador, nesta receita 1 colher de cada. Elas são ricas em Ômega 3, que facilita a absorção das vitaminas e nutrientes que o organismo necessita. Forma um caldo gelatinoso na sopa, uma delicia!

Consuma a proteína separada para controlar a quantidade;

Eu prefiro a sopa com os legumes AL dente, (gosto de mastigar, me satisfaz melhor), mas fica a seu critério, se gostar mais molinha, cozinhe um pouco mais e se preferir o caldo, basta liquidificar;

Pode ser congelada por até 3 meses;

Dica de como higienizar os alimentos aqui

Esta receita é base para várias outras, pois ao mudar os legumes você tem outros sabores, seja criativo (a). Também serve para sopa com macarrão, para canja de galinha ou de mandioca. Mas tenha cautela, pois as calorias mudam para cada preparo.


Tenha sempre em mente que sair da dieta acontece, o importante é você não desistir e retomar já na próxima refeição, as sopas são ótimas para estes momentos!


bottom of page