top of page

Caldo caseiro e suas vantagens

O assunto hoje é algo bastante simples de fazer e que está presente em praticamente todas as casas. Que dá muito sabor nos preparos de sopas, cremes, purês, arroz, risotos, cozidos e muitas outras receitas. Os caldos ou Fundo (para os estudiosos da arte), são feitos através da mistura de ervas, vegetais e legumes com temperos e especiarias. Podem ou não levar proteínas (aves, peixes ou carnes bovinas). O ideal e bem mais saudável, é que seja feito sem proteína animal. A outra vantagem é que a variedade de usos será bem maior porque será neutro.



Todos os temperos prontos e industrializados devem ser evitados, em geral eles tem sódio em excesso, muito!!! Além de todos os produtos químicos que ajudam a prejudicar a nossa saúde (não só a pressão...).

Vamos à sugestão de preparo, pois cada fundo pode ser feito de uma forma e as combinações são infinitas.

Essa também é uma super dica de reaproveitamento, que infelizmente, ainda não é muito divulgada em nossa cultura. Vamos usar além dos legumes, as suas cascas (muito bem higienizadas, veja aqui como proceder, off course) e acredite, fica excelente!


Ingredientes:

Cebola e cenoura com suas cascas ou apenas as cascas;

Talos externos de salsão (aqueles mais grossos) e também suas folhas;

Talos de couve, de espinafre, aspargos, chuchu.

Água o suficiente: cerca de 1 litro de água para cada xícara de ingredientes (picados grosseiramente).

Leve os legumes para a panela, cubra com água e acrescente um “kit dos temperos” abaixo, variando a cada preparo, e descubra quais você gosta mais.

1 -Cebola Piquée: espete 1 folha de louro em 1/2 cebola branca usando 2 cravos.

2- Sachê de temperos: filtro de café ou tecido tipo voal, com pimenta em grão, tomilho, alho, louro - amarrado com barbante, linha, etc.

3- Bouquet garni (buque de ervas): folhas de alho poró, de salsão, louro, tomilho, talos da salsa...

Deixe cozinhar sem a tampa, até soltar bem a cor e os aromas. Passe por uma peneira e guarde o caldo em vasilhas bem tampadas. Pode ser congelado em potes ou em forminhas de gelo (depois mantidas em saquinhos plásticos). Lembre-se sempre de marcar que tipo é e a data, para facilitar o processo.

Observações:

*Higiene muito bem os alimentos, aprenda mais aqui

*Não coloque sal, azeite e pimentas fortes, eles devem entrar quando você for usar na receita.

*Quanto mais reduzir, mais forte fica, por exemplo, se fizer de carne, ele ficará mais gorduroso e escuro, então depende do tipo de fundo que você pretende.

*Evite usar: repolho, brócoli, casca de beterraba, e legumes com amido: batata, mandioca, etc - pois tem cheiro muito forte, vão fazer queimar ou mudam a cor. Para usa-los, o fundo ficará específico para alguns preparos..

*Ao cozinhar grão de bico, batata baroa(mandioquinha), feijões - guarde parte da água, você enriquece a receita ao usar este caldo mais a água do cozimento.


Pesquise por glutamato monossódico e veja porque fazer seu próprio caldo e também as vantagens de uma alimentação caseira e natural.

bottom of page