Receitas Práticas #2 – Arroz colorido
Na intenção de ser o mais prático possível, vamos fazer hoje um arroz muito nutritivo, e que usa só uma panela e os ingredientes podem ser aqueles que temos na geladeira. Receitinha simples que, às vezes, se perde em nossas memórias, não é?! Também é ótima pra quando bate aquela preguiçinha. Então bora relembrar comigo?!

Vamos usar:
1 xícara de arroz integral cozido;
½ abobrinha paulista ralada no ralo grosso ou em cubos pequenos;
1 colher de sopa de azeite ou manteiga;
1 colher de chá de alho picado;
¼ de uma cebola picada;
½ cenoura ralada no ralo grosso;
½ xícara de ervilha fresca congelada;
1/3 de xícara de milho;
2 colheres de sopa de pimentão (a cor que preferir) ou alho poró;
Sal, pimenta moída ou pimenta vermelha e salsinha a gosto.
Cozinhe o milho e a ervilha por 2 minutos em água levemente salgada e reserve. Refogue o alho e a cebola no azeite, junte a abobrinha, a cenoura, o milho, a ervilha, o pimentão, o sal, a pimenta e por último o arroz. Não é necessário cozinhar, somente refogar para manter AL dente, isso ajuda na saciedade. Mexa bem, e se o arroz estiver frio, acrescente 1/3 de xícara de água quente, tampe e aguarde secar. Se estiver quente apenas tampe por uns 2 minutos. E pronto, finalize com a salsinha e sirva. Os legumes podem ser alterados livremente, apenas atente que cada faz parte de uma “família”, então modifique, mas mantenha a variedade, evite batata, mandioca, excesso de milho, pois todos são carboidratos, como o arroz. Se preferir, diminua o arroz para ½ xícara e aumente a abobrinha para 1 xícara (fica menos calórico ainda). Eu gosto deste arroz com ovos, seja cozido, frito (em nada de óleo), mexido ou omelete. O ideal é servir a proteína separada, pra gente conseguir controlar a quantidade, mas vale usar frango desfiado ou linguiça defumada (atenção para o sal, nesta opção) para diferenciar, vez ou outra. Use a sua imaginação. E of course, sirva com a nossa saladinha de cada dia. Rende 4 porções. Pode ser congelado.
"É na simplicidade que somos capazes de marcar a nós e aos outros. Receitas como esta são capazes de levar às pessoas, aquele aconchego de uma refeição simples, cheia de carinho e amor!"
Leia sobre Memórias Afetivas aqui