top of page

Molho vermelho caseiro

Se você busca alimentos naturais, com sabor de casa, e tem uma queda pela culinária italiana, como eu,kkk, este é um ingrediente curinga que não pode faltar na geladeira. Molho delicioso, feito no capricho, pode ser usado em diversos pratos (almôndegas, filés em geral, pizzas, carne de panela, macarronada e muito outros), serve para dar aquele sabor novo aos alimentos do dia a dia.

Confira os ingredientes:

12 tomates inteiros bem maduros (cerca de 1 kg) picados grosseiramente;

1 colher de chá de óleo de girassol (óleo de soja e milho, sempre que possível, evite pois são transgênicos);

½ cebola bem picadinha;

1 colher de chá de alho picado;

1 colher de chá de sal;

2 folhas de louro;

5 cravos da índia;

Folhas de manjericão e pimenta moída na hora a gosto.

Refogue a cebola e o alho no óleo, junte os tomates picados, o sal, o louro e o cravo. Deixe reduzir , cerca de 25 minutos, em fogo baixo. Pode ser que este tempo varie, a depender do tomate. Desligue o fogo e junte o manjericão e a pimenta. Delícia pronta. Rende aproximadamente 3 xícaras de chá. Mantenha congelado e tenha sempre a mão. Observações:

  1. O alho, o sal e a cebola podem ser substituídos por 1 colher de sopa de tempero pronto.

  2. O tomate "tipo rasteiro" costuma ser excelente, fica um molho bem suave.

  3. Para facilitar o cozimento, eu uso aqueles picadores de batata palito, muito prático e fácil de lavar.

  4. Se preferir usar o tomate sem a pele: depois de higienizar bem os tomates, faça um corte em cruz na parte de baixo do tomate, ferva por 1 minuto retire e jogue em água gelada com gelo, a pele soltará facilmente. Use normalmente.

  5. Também podem ser usados, tomates pelados, porém já passa pela industrialização, tem mais sódio. Neste caso, basta amassar os tomates e usar do mesmo modo.

  6. Não use açúcar, o cravo disfarça a acidez e ainda contribui para o perfume do molho.

  7. Se estiver muito ácido acrescente pitadas de bicarbonato de sódio, bem aos poucos até amenizar, acerte o sal se necessário.

  8. Dica sobre tipo de molho e as massas: molho ralo combina com massa lisa tipo espaguete e com molho mais encorpado com as rigadas (com riscos).

  9. Ele ficará com pedacinhos de tomate, então a depender do seu gosto e de onde for usar, passe pelo processador e ficará aquele “molho ao sugo” (que é liso e um pouco mais fino). Lembre-se, neste caso, retire o cravo e o louro antes de processar. Para mais dicas de molho ao sugo clique aqui.


Nas fotos, uma deliciosa Macarronada integral com almôndegas. Siiimmm, quem está aprendendo a se alimentar com equilíbrio,pode comer massa, basta controlar a quantidade, ter cuidado na escolha dos ingredientes e nunca pular a salada, off course!

bottom of page