Queijo fresco artesanal – o primeiro

Com o tempo nos distanciamos de nossas raízes e também de nossas cozinhas, esta receita me fez refletir sobre o prazer de algo delicado feito de maneira artesanal, onde damos nosso toque e que fica muito mais gostoso.
Eu adoro queijo, porém os laticínios em geral tem afetado meu intestino. Então aos finais de semana, abro uma exceção e consumo, por isso decidi fazer além do meu iogurte e coalhada, um queijo artesanal (veja a receita do iogurte). E não que o danado ficou um delicia, kkkk. Eu usei o coagulante, mas vou testar uma dica que me deram, e fazer somente com o leite. Depois eu volto para contar!
Vamos precisar de:
4 litros de leite integral;
4 ml. de coagulante líquido;
½ xícara de café de água;
Sal quanto baste – sempre a menos.
Aqueça o leite até ficar morno (aquele estado, em que ficamos com o dedo por 10 segundos sem queimar), misture a água, o coagulante e 1 pitada de sal, e junte ao leite mexendo bem. Tampe com pano e aguarde talhar, vai parecer um iogurte, cerca de 30 minutos. Passado o tempo, mexa novamente, ou “corte” como dizem, para separar o soro, prove o sal e se precisar, acerte. Cubra novamente e aguarde mais uns 25 minutos. Na sequencia, transfira para vasilha onde possa escorrer (pode ser plástica, a minha é uma caçarola (com capacidade para 1 litro) que pode ser usada para cozinhar no vapor usando o microondas, também serve uma cuscuzeira ou ainda fôrma própria de fazer queijo). Salpique uma pitada de sal por cima. Deixe secar por pelo menos 6 horas fora da geladeira (deixei o meu de um dia para o outro). Achamos que ele ficou ainda mais gostoso no 2º dia de geladeira, ficou bem curado e mais amarelo.
Dicas: se não tiver leite in natura, faça com leite tipo A. Se for intolerante à lactose use a versão zero (fica mais molinho, mas bem gostoso).
Percebeu como é bem simples de fazer? Só necessita paciência (que nozes todos ansiosos e estressados devemos exercitar,rs). Esse processo ajuda a valorizar a qualidade, e não só a quantidade. Do mesmo modo que acontece com a perda de peso, os quilos eliminados são importantes. Mas o fundamental mesmo é a conquista da qualidade de vida após as mudanças no comportamento.
Meu Livro de Cabeceira: Lições da paciência – Autor: Izaias Claro.