Técnicas antidesejo
- Gostopelasaude
- 24 de dez. de 2016
- 2 min de leitura
Os dias "de festa" chegaram, é o momento exato de se lembrar o porquê temos nos esforçado e onde queremos chegar ou permanecer. E de nos manter com a mente focada nos cuidados com a alimentação, que devem continuar como em todos os outros dias do ano.
Para ajudar a seguir focado(a) sem deixar de curtir as festas, vou dividir com vocês algumas TÉCNICAS ANTIDESEJOS” que estou exercitando e que me ajudam todos os dias.

São atitudes que devemos tomar para contrariar o nosso próximo desejo.
Não se permitir escolher: Quando você disser a si mesmo(a), com convicção e firmeza “EU NÃO TENHO ESCOLHA” o desejo vai diminuir. Ele não vai passar na hora, você precisará mudar o foco, se distraia, faça outra coisa. Funciona muito, é desconfortável mas vai passar;
Rotular: é necessário falar pra si mesmo que é um desejo, que não é fome, apesar de intenso não é uma emergência;
Permanecer firme: não se permita comer/beber aquele alimento desejado. Sua autoestima e autocontrole serão fortalecidos com esta ação;
Imaginar o resultado de ceder: pense nos efeitos que comer/beber vão te trazer. Por quanto tempo sentiu? Quanto tempo durou? Imagine-se fraco(a) e fora de controle, chateado(a), sentindo-se cada vez mais pesado(a) e deprimido(a). Quantas vezes já cedeu e parou no meio da dieta? Depois de refletir, o que parece melhor: comer/ beber ou não?
Lembrar dos motivos que você tem para resistir aos desejos: ter o corpo que deseja, recuperar sua saúde, usar salto alto com elegância, usar o biquíni que quiser e estar incrível nele, enfim, cada um de nós tem seus motivos. E se você continuar a ceder, sempre estará correndo o risco de engordar;
Beba água e aguarde algum tempo, se ainda assim não passar, coma algo de baixa caloria: um pedaço de cenoura, um tomate ou até uma maçã, um pêssego, algo bem levinho. No início, pode ser necessário.
Acredite: “Se alimentar bem e de forma saudável é um hábito maravilhoso e muito gostoso, por isso deve estar na sua rotina sempre até nos dias de festa e nas horas que os desejos teimam em acontecer.
Lembre-se que, depois de comer e beber em excesso, não tem como “voltar atrás”. Então o melhor é evitar “jacar” e assim no dia seguinte, voltar a dieta sem peso na consciência.
Referência: Beck, Judith S. - Pense Magro - A dieta definitiva de Beck.