top of page

Minha vida sem chocolate

Hoje vou dividir com vocês minha experiência em abandonar um vicio: o chocolate. Chamo de vicio porque eu precisava tanto dele, que constantemente eu não era capaz de suportar e comia, muito. De todas as compulsões que alimentava, esta foi a mais difícil de abandonar. Precisei de muitos dias e muita força de vontade para me controlar. Iniciei a reeducação alimentar com este propósito de não ser mais chocólatra e hoje consegui muito progresso.

O processo que funcionou para mim: 1º trabalhei a ansiedade, através da atividade física e orientação psicológica; depois comecei a diminuir a quantidade e a frequência, como comia praticamente todos os dias, passei a 5 x vezes na semana depois 3x, assim fui seguindo, até ficar sem por 10 dias; quando comia um bombom (porque estava impossível aguentar no início); 3º não comprava e também combinei com o maridinho: “Mesmo se eu implorar, você não compra,ok?!”; E assim conquistei 30 dias e depois 60, até que hoje, após 7 meses, eu escolho o dia que vou comer. Mas note, dificilmente tenho em casa, não fico perto do bolo de aniversário quando é o caso (porque a tentação ainda existe e no bolo há muitos outros vilões,kkk). Com certeza alguns vão ler isto e dizer que não precisamos nos privar para perder peso, quando não temos doenças e tal, e que o alimento em si não é vilão (exceto o chocolate branco) o que é verdade, se consumido com moderação tem excelentes benefícios, porém em excesso ele ajuda a piorar os quadros de obesidade, diabetes pro exemplo; mas é preciso trabalhar o auto controle e a persistência. Isso eu descobri quando inúmeras vezes tentei fazer dieta e não seguia, porque precisamos nos dedicar, nos conhecer. Cada pessoa nutre uma ou mais dependências nocivas (chocolate e doces em geral, refrigerante, álcool, frituras) é através do auto controle que nós conquistar o equilíbrio. Atualmente consumo chocolate 70% cacau ou mais.

A seguir, fica a dica do falso sorvete de chocolate, que é delicioso e ajuda a não fugir da dieta. Eu consumo no lanche da tarde.

Sorbet de chocolate e banana

1 banana nanica madura congelada;

1 colher de chá de cacau em pó 100%.

1 colher de sopa de colágeno hidrolisado.

Coloque tudo no processador ou liquidifique os ingredientes.

Na foto eu fiz tipo mousse( se bater mais, fica mais cremoso), bata e consuma, ou volte ao freezer e deixe 3 horas.

Pode usar 1 colher de sopa de biomassa de banana verde descongelada.

Troquei o cacau por morangos, abacaxi, e outras frutas também congeladas, todas ficam ótimas.



bottom of page