top of page

Ratatouille

Este é um clássico, simples de fazer e de um perfume super delicado. Esse “refogado” fica ótimo e pode ser servido com verduras, assados, grelhados, cortes suínos, peixes e frangos, também para pães em geral. E pode se tornar uma refeição leve e completa se bem combinado. Experimente porque é muito gostoso.

Vamos usar:

2 colheres de sopa de azeite extra virgem;

½ cebola cortada em cubos pequenos (brunoise);

1 dente de alho cortado em laminas;

1 pimentão pequeno vermelho cortado em cubos;

1 pimentão pequeno amarelo cortado em cubos;

1 berinjela cortada em cubos médios;

2 abobrinhas italianas cortadas em cubos médios;

2 tomates grandes sem pele cortados em cubos;

1 colher de chá de açúcar demerara;

Tomilho, alecrim, pimenta, salsa e sal – quanto baste.

Em uma frigideira bem grande, refogue a cebola, o alho, os pimentões, a abobrinha, os tomates e a berinjela (Sempre misturando e deixando refogar um pouco entre cada adição), junte o açúcar e os demais temperos. Deixe cozinhar até os legumes ficarem macios, cuidando para não desmanchar. Sirva quente ou frio com um fio de azeite e a salsa picada.


Já sabemos da importância das saladas para nossa saúde. Do quanto são essenciais na manutenção do nosso peso e também, como elas nos ajudam a driblar a fome e a ansiedade na hora de comer. E, SIM isso tudo ajuda a ter equilíbrio emocional. Hoje, eu prático essa regrinha em minha vida, consumo diariamente. Mas agora que estamos em mudança de estação, onde os dias vão ficando mais frios, as saladas frias nem sempre são encantadoras, concorda?! Por isso, comecei a buscar formas de incrementar e criar novas versões das nossas queridinhas. Bom apetite!


bottom of page