top of page

Conselhos de comportamento para uma vida saudável

Estas dicas foram fundamentais desde que tomei a decisão de ter saúde através da boa alimentação e da prática de atividade física. E o interessante é que com o passar do tempo, temos a impressão de que sempre agimos assim. Penso que ter bons hábitos é mais questão de querer e de deixar de ser preconceituoso com o "novo". Vem comigo?!


​Cozinhe mais

Quando preparamos nossa comida temos ainda mais prazer em comer. Temos certeza da qualidade do que estamos ingerindo, aprendemos a valorizar a alimentação. Todo esse processo ajuda a trabalharmos a ansiedade e nos chama a atenção para o conhecimento dos grupos alimentares, por exemplo, buscando saber o que há em cada tipo de alimento, quais os benefícios.

Coma em família, cozinhe acompanhada (o)

Precisamos nos socializar, quanto mais solitários, mais depressivos, mais fora do peso e infelizes. Isso é estudado pelos cientistas mas podemos ver e sentir isso na pele facilmente. Por isso, desligue a TV, deixe o celular para depois, sente-se à mesa e converse. Peça companhia se for preciso, mas esteja com alguém. Pode não conseguir fazer isso diariamente, mas faça ao menos 3x por semana. Esteja certa(o) que seu prato vai refletir essa satisfação de conviver. E se você, assim como eu tinha, tiver vergonha do seu prato, use isso a seu favor. Seja exemplo de força e dedicação a você mesma, ao seu corpo e a sua família, pois eles vão seguir suas conquistas. Deixe seu prato lindo e equilibrado, por isso é importante que cozinhemos, vamos ter em casa aquilo que devemos ter. Além disso, as nossas crianças precisam comer bem e "não comer igual aos outros", não se engane, comer comida de verdade não é motivo de vergonha, é ter saúde!

Faça um cardápio alimentar para a semana toda

Se a gente sabe o que vai comer amanhã, evita aborrecimentos, evita ficar “quebrando a cabeça”, evita desperdício de alimentos, de tempo e de grana, porque você pega somente o que precisa. Vá ao supermercado com sua lista de compras, ela deve conter a quantidade que você precisa para a semana.

O que funciona para mim: Faço o cardápio para 2 semanas e vou 1x ao mês, pego os básicos do mês todo (produtos de limpeza/higiene, os secos: café, açúcar, arroz,etc.) e os alimentos congelados e os que irei congelar (cenouras, ervilhas, carnes,por exemplo - porque precisa higienizar, branquear e guardar). E semanalmente, se possível, sempre no mesmo dia e no mesmo local (varejão ou supermercado) pego as frutas, verduras e carnes que devem ser frescos para aquela semana. Lembre-se: Organização gera economia e nos ajuda a focar nos objetivos.

Fuja das dietas da moda, pois elas mudam

Isso é fato, o que hoje é moda, amanhã estará ultrapassado, é assim com roupas e calçados, e não será diferente com essas dietas que prometem tudo e bem rápido. Só posso falar com certa propriedade do que venho fazendo e seguindo, mas vejo muitos exemplos e há muitos anos tentei muitas loucuras e offcourse,não deram certo. Porque precisa ser duradouro, ou melhor, para sempre, para a vida toda. Eu não sou capaz de ficar sem carboidrato a vida toda, nem sou capaz de comer somente aquilo escrito num cardápio que me fizeram, como por exemplo: ovos, frango e batata doce todos os dias por 1 mês consecutivo. Gosto de comer e comer bem, comida boa, bem feita e que me satisfaça. Por isso me encontrei na reeducação alimentar, que leva mais tempo para dar resultados, porém não fico caída e desanimada, nem louca histérica porque comi um pedaço de bolo ao invés do pão integral-que é o mais indicado, mas não é o único. Tenha equilíbrio, porque você é responsabilidade sua, tenha força de vontade que vai conseguir. Todos podemos, se tentarmos.

Faça e siga uma agenda

Tenha metas, faça planos, se organize para conquistá-los. Você pode ser metódico sem ser chato. Usando bem seu tempo você consegue praticar atividade física, ir ao cinema, ler um livro, fazer um curso, dormir mais, enfim, cada um quer coisas diferentes. O que eu sugiro (e que é o meu desafio pessoal no momento) é ter um roteiro diário, saber o que precisa ser feito e como fazer, definir as prioridades, os tempos gastos e com isso conseguir fazer render o dia e ter prazer no fim dele, da semana,do mês e do ano. Tenhamos foco e determinação, com o passar dos dias essas novidades serão rotinas básicas.

Queira mudar

Não espere que seja fácil, sejamos realistas pois é necessário nosso esforço, dedicação e profunda vontade de conseguir. Seja perseverante, não desista. A sociedade, as pessoas, todo mundo, não são você. Não queira fazer o que todo mundo faz. Seja diferente, seja melhor para você e por você. Tenha saúde, ânimo e autoestima.

Pratique atividade física

Não dá pra fugir, mesmo os mais resistentes cederão um dia,kkkk. Pois ao perder peso, o corpo muda, perde elasticidade, perdemos massa muscular e ai somente com atividade física para resolver. Então meu conselho, pratique desde o início (salvo os casos em que não se possa mesmo!). Os benefícios vêm mais cedo, sua aparência ficará ótima durante e após.


Espero que essas linhas te inspirem, e que colaborem com sua nova vida. Eu estou bastante satisfeita com os resultados que obtive, tenho muitos planos ainda, mas parti daqui, destas rotinas e dicas, que fui agregando aos meus dias e hoje quando olho para trás vejo meus tropeços, e enxergo minhas vitórias com outros olhos.

bottom of page