top of page

Como criar bons hábitos

Meu último ano foi baseado em mudar meus hábitos, melhorar o que durante minha vida “era normal” – por exemplo, comer chocolate a qualquer hora do dia ou da noite, detonar uma bacia de pipoca...Assim como para outros, deixar de fumar, ficar menos tempo na internet, praticar uma atividade física...Cada um de nós sabe o que precisa ser melhorado em sua vida, e NÃO DEVEMOS DEIXAR PARA AMANHÃ, hoje é o dia ideal para começar, buscar e conquistar suas metas e conquistas,eu já comecei e você, vamos lá? Os cientistas afirmam que ser humano é mutável e adaptável desde o seu DNA. Então, porque temos tanta dificuldade de alterar costumes e hábitos que já conhecemos e sabemos que não nos fazem bem? Quantas vezes tentamos e desistimos, sem alcançar o nosso objetivo?

Há alguns meses, li uma matéria da Revista Despertai! - que me chamou bastante a atenção e me inspirou a escrever este post, pois o texto é bastante didático. Dizia assim: “Quando o alarme toca, Victor ainda está com sono. Mesmo assim, ele pula da cama, coloca a roupa que ele já deixou arrumada na noite anterior (organização que já comentamos aqui, como é importante) e sai para uma corrida. Já faz um ano que ele corre três vezes por semana.” E, em outro trecho: “Laura acabou de ter uma discussão com o marido. Ela fica tão irritada e frustrada, que corre para a cozinha, pega uma barra de chocolate e come inteira (fiz isso incontáveis vezes durante minha vida, leia aqui). Ela faz isso toda vez que fica nervosa.” Explicação: O que essas pessoas têm em comum? Talvez não percebam, mas agiram no piloto automático, influenciados por uma força muito poderosa: a força do hábito. E você? Gostaria de desenvolver hábitos saudáveis, praticar uma atividade física regularmente, dormir mais. Ou pode ser que você tenha vontade ou precise por orientação médica, se livrar de um mau hábito, como parar de comer besteiras ou emagrecer porque já apresenta sinais de diabetes. A matéria cita um exemplo que para mim, traduz muito bem nossa dificuldade em aceitar o processo de mudança: “O mau hábito é como uma cama quentinha num dia frio. É fácil se acostumar, mas sair dela é muito difícil.” Da mesma forma, largar um hábito antigo, um traço da nossa personalidade, também não é nada fácil. Então nessa busca de criar hábitos e transformar nossa vida, para melhor, of course, vou te contar algumas estratégias que aprendi e tento aplicar no dia a dia para ter firmeza e alcançar o sucesso:

  • Mude aos poucos: não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo, afinal não agregamos todos os hábitos no mesmo momento. O ideal é focar em dois objetivos por vez, assim que conseguir, passe para o próximo e assim por diante. “Tentar alcançar todas as suas metas de uma só vez é a melhor maneira de não alcançar meta nenhuma!”

  • Crie um ambiente adequado: se você precisa parar de beliscar e comer besteira, o primeiro passo é ficar longe deles, ou seja, não tenha em casa, se tiver, mantenha guardado em uma local de difícil acesso. Se for mais difícil pegar, dará tempo de você refletir e aplicar a regra: EU NÃO TENHO ESCOLHA, decidi mudar e vou mudar!

  • Acredite em você: Somos fortes, temos medo por que é preciso ter cuidado. Faz parte da nossa estrutura fisiológica. Essa reação diante das mudanças é normal. Por isso é chamado de “zona de conforto” estamos acostumados. Mas este conforto, é falso, muitas vezes só nos faz mal. “Tenha certeza de que nós, e todos os que persistirem, somos capazes de sacudir o mundo, basta ser sincero e desejar profundo, como já nos dizia Raul Seixas. Então vamos lá, força!

  • Não desista: ter objetivos, significa precisar ter foco e força de vontade, queira se superar, você já conquistou o desejo de mudar, já se organizou para isso, agora é seguir o caminho, se está parando de fumar, ficou 2 dias e não aguentou, não desista, retome e fique outros dias, até seu organismo sentir que não necessita mais daquilo. É cientificamente comprovado que somos adaptáveis e mutáveis, lembra?! O nosso organismo sabe disso, ele só vai nos testar para saber se é isso mesmo que queremos. “O que importa não é quantas vezes nós caímos, mas quantas vezes nos levantamos.”



Essas dicas me fizeram mais forte, me ajudam a não desistir porque esta difícil ou porque a vida dos outros é diferente, aprendi a ser quem eu sou, mas buscar melhorar o que não é tão bom em mim e para mim.


bottom of page