top of page

Estrogonofe light de carne(só que não!)

Prato delicioso que alegra meu dia, adoro! Bastante simples de fazer e que sempre agrada a família e os amigos.

Com algumas poucas alterações fica menos calórico e tão saboroso como a versão tradicional.

Confira os ingredientes:

1 fio de azeite ou óleo;

½ cebola bem picadinha;

300 gr. proteína de soja bola ou bife de soja picadinho;

5 colheres de sopa de molho de soja;

100 gr. de palmito ou champignon picado;

4 colheres de sopa de molho de tomate;

3 colheres de sopa de requeijão de soja;

Sal, pimenta e salsa picada: quanto baste (sempre para menos).

Para fazer: Refogue levemente a cebola no azeite, junte a soja hidratada, o molho de soja e 1 pitada de sal, refogue bem! Assim que corar, coloque o conhaque e faça pegar fogo para flambar (basta virar levemente a panela para perto do fogo - não tenha medo, o sabor fica bem legal,kkk). Assim que apagar o fogo, junte o molho de tomate e o champignon. Cozinhe por mais 5 minutos e desligue o fogo, acrescente o requeijão, a pimenta e a salsa. Acerte o sal se precisar e delicia pronta. Sirva com batata palha caseira ou arroz. E of course, sempre combine com a salada.

Observações:

Use requeijão de soja;

O champignon pode ser substituído por palmito;

A batata palha caseira é feita ralando a batata (pode ser a comum da casca roxa - tem menos água, batata doce, batata baroa/mandioquinha ou mandioca) no ralo grosso, seque em papel toalha e frite em óleo de girassol não muito quente pois queima com facilidade. Apesar de ser fritura, vale a pena fazer porque é a combinação perfeita. E, se você assim como eu, tem seguido a alimentação equilibrada, não há problema algum. Mas se não estiver tão firme, melhor consumir com o arroz de todo dia.

"As delícias da gastronomia devem sempre estar presentes em nossas mesas, pois o problema não é a comida, mas sim como agimos diante dela. Se tomarmos consciência dessa verdade, seremos mais fortes e perseverantes na perda de peso."

bottom of page