top of page

Atividade Física

Ao pensar em perder peso já me vinha a cabeça o esforço que seria preciso para conseguir, batia sempre um desânimo só de imaginar cortar as coisas das quais eu gostava, e que em geral não me faziam bem. Eu já tinha certa preocupação com a saúde, e até procurava alimentos mais naturais e saudáveis. Porém, ainda comia“bobagens". Estava incomodada, descontente, com baixa autoestima, e assim, nesse clima, através de exames, eu soube que minha saúde estava indo embora, meu colesterol ruim – LDL, está alto (para saber mais, clique aqui ). Isto foi a gota que me faltava, precisava mudar de vida. Senti um medo terrível, porque eu não tinha mais opção, precisava me cuidar. E como me ensinou, minha querida psicóloga, iniciei a reeducação alimentar e também a atividade física, que é o nosso assunto hoje.

A melhor definição para mim: Atividade física é "qualquer movimento corporal” que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma física e mental".

Iniciei com a caminhada básica, que me deixava muito ofegante e cansada. E com o passar dos dias fui me adaptando e isso pode acontecer com você, então NÃO DESISTA, SIGA EM FRENTE!

A melhor forma de praticar uma atividade física, da mais simples às profissionais, é com acompanhamento, pois além do sucesso no emagrecimento, você diminui o risco de lesões, pois você fará tudo certinho.

O que funcionou para mim: participar do grupo de Medicina Preventiva aqui da minha cidade (mas há inúmeras academias e milhares de profissionais também), através dele e do acompanhamento do preparador físico, que me muito me cobra e também me motiva, porque eu estava muito sedentária. Descobri assim, que posso correr e que sou um pássaro, kkk.

Gente, pensa em um sentimento bom...é libertador. Com o tempo e a sua DEDICAÇÃO, você consegue emagrecer e modelar seu corpo. Descobre que você pode mudar sua história, quebrar as barreiras que separam você da qualidade de vida. Mas não se iluda, isso não é por um período, é definitivo, é um hábito que você precisa buscar para sua vida. E se ainda assim, você está se perguntando, preciso mesmo?

Estes são exemplos, pois há muitos e muitos benefícios para quem pratica atividade física regularmente. Vou citar os 10 mais importantes na minha visão:

  1. Ajuda a reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular, provocando o aumento do consumo de calorias pelo organismo (Melhora a estética do corpo). Em associação com uma alimentação adequada, ajuda a controlar o peso e combater a obesidade, um importante fator de risco para várias doenças;

  2. Melhora o humor, a autoestima e combate o Estresse;

  3. Ajuda a prevenir doenças cardíacas (ex.:hipertensão arterial);

  4. Diminui o risco de AVC;

  5. Melhora a circulação sanguínea;

  6. Ajuda a controlar o Diabetes;

  7. Evita Osteoporose e combate as dores nas costas;

  8. Combate a depressão e a ansiedade;

  9. Ajuda a prevenir a doença de Parkinson e Alzheimer.


“Se inspire e mude de vida, se organize e faça acontecer. Descubra qual a atividade funciona para você, qual o melhor horário e quanto tempo você dispõe. Não fique na teoria, lembre-se, atividade física é corpo e mente em ação.”



bottom of page