top of page

É tudo sobre o pão: integral e caseiro

Amo cozinhar e fazer pães, é uma arte que me encanta, essa alquimia que acontece, mexe com meus sentidos, me traz prazer. Na busca por uma alimentação saudável, depois de ler muito e de buscar informações, cheguei a duas conclusões: a primeira é de que precisa ser integral para trazer benefícios nutricionais, então devemos aprender e criar novos hábitos. E também, a de que se aprendermos a controlar os impulsos (pois geralmente é isso que nos faz comer em excesso) podemos ter gostosuras como esta sempre a mesa, sem conservantes, com ingredientes naturais e muito mais gostoso. Vamos fazer?

Ingredientes:

2 ovos;

1 colher de sopa de açúcar demerara ou mascavo;

1 colher de chá de sal;

4 colheres de sopa de óleo de girassol ou azeite extra virgem;

1 colher de sopa de manteiga;

2 colheres de sopa de chia;

2 colheres de sopa de farinha de linhaça (para fazer, basta triturar no liquidificador);

400 ml de água morna;

350 gramas de farinha de trigo integral;

1 colher de sopa de fermento seco para pães Ou 50 gramas de fermento fresco;

550 gramas de farinha de trigo branca;

3 colheres de sopa de café pronto e frio - opcional;

1 colher de chá de gergelim ou chia para enfeitar – opcional.

Misture os ingredientes na sequência e sove até incorporar a farinha (não é necessário sovar até cansar os braços). Leve para crescer em vasilha coberta com plástico por cerca de 40 minutos (nos dias frios por cerca de 1 hora) em local fechado, microondas por exemplo. Cubra a assadeira com papel alumínio e polvilhe farinha (não necessita untar). Modele os pães, pincele o café sobre eles e salpique o gergelim ou a chia, deixe crescer novamente até dobrar de volume, cerca de 30min. nos dias quentes e 50min.nos dias frios. Eu já deixo crescer dentro do forno desligado. Não precisa pré aquecer o forno, acenda em 180° a 200° e asse por aproximadamente 45 minutos. Observe a cor, se quiser mais corado deixe mais 5 minutos com o forno a 230°.Rende +ou- 40 fatias.


Observações: Espere ficar morno para desenformar, evita que ele murche. Se preferir fazer pães pequenos o tempo de forno diminui. Geralmente faço 3 pães nessa receita. Pode ser feito com farinha branca apenas e acrescentar a chia para ter um pão com fibras (não é tão nutritivo, porém é uma opção se ainda não estiver acostumado). A linhaça pode ser substituída por castanhas picadas (amêndoas, do Pará ou do Brasil, nozes). Se usar o fermento fresco, precisa dissolver no açúcar antes de acrescentar o restante dos ingredientes. Pode ser congelado por até 3 meses, basta deixar esfriar completamente, em local arejado (sobre uma grade é o ideal - isso evita que forme mofo no pão), e embalar com filme plástico e outro saquinho sobre ele.

Pão é isso: gostosura à mesa, lembra família reunida. Por isso também, é um ótimo presente. Que tal voltarmos às raízes de quando nossas mães e avós faziam o pãozinho e deixavam a gente comer ainda quente com a manteiga derretida...humm

bottom of page